Esse e livro comemorativo de 25 anos da Specialized Stumpjumper, a primeira
mountain bike fabricada em larga escala.
São 100 páginas ordem mais ou menos cronológica. Aqui vão as reproduções de algumas páginas e fotos interessantes.

capa do Livro
Novembro de 1977. Joe Breeze, Otis Guy, Chris McManus, Howie Hammerman em Kent Rock, lado norte do monte Tamalpais, Marin County, Califórnia. Esses caras são alguns dos inventores do mountain bike e estão no local onde o esporte nasceu. As primeiras bikes eram velhas beach cruisers modificadas ("clunkers"). Outros criadores do MTB ainda em atividade no ramo são Tom Ritchey, Gary Fisher e Keith Bontrager.Setembro de 1976, um grupo de bikers com "klunkers" faz um passeio de montanha de Crested Butte a Aspen. Diz a legenda que Gary Fisher aparece nesta foto.

1978. King Kelly pilota a Breezer número 2 na descida de Repack, em Fairfax, Califórnia.

1979. Bikes sendo levadas de caminhão para o topo da descida Repack.

Competidores de cross-country em 1982. Primeira foto que mostra Stumpjumpers numa competição. O visual e as roupas das pessoas era absolutamente informal. Só no final da década os corredores de cross-country passaram a ter pinta de atletas, pegando emprestada a indumentária de Lycra dos ciclistas de estrada.

Detalhe da primeira propaganda da Stumpjumper. Quem pedala nas fotos é Tim Neenan, o designer da bike. A Stumpjumper é vendida como uma bike boa para andar não apenas na terra, mas também na estrada e como meio de transporte urbano.

A primeira Stumpjumper era azul escura, pesava 13,150 kg, tinha câmbios Suntour, 15 marchas, manetes de freio de moto, freios cantilever Mafac e pedivela TA tripla de cicloturismo.

Anúncio da Stumpjumper para página dupla de revista em 1982. Novamente, o cara na foto é o designer da bike. Muita gente zoou ele por causa das meias de cano alto.

A bike de competição de 1984 era cor-de-rosa, feita com tubulação Tange Prestige, tinha o primeiro garfo unicrown (em vez de cachimbado), freios traseiros de ferradura montados embaixo do chainstay (um erro que todas as marcas da época copiaram e depois se arrependeram), câmbios Deore XT e catraca maior de somente 26 dentes.

Em 1985 a Specialized passou a disponibilizar suporte mecânico de graça para todo mundo durante as provas. Além de fazer boa propaganda da marca, servia como laboratório de pesquisa disfarçado.

Sim, é ele, o Capitão, Ned Overend, em foto antes de iniciar sua gloriosa carreira no XC. Lenda viva do esporte, ele tem mais de 50 anos de idade e continua vencendo corridas.

A primeira Epic foi feita em 1992 com tubos de carbono e cachimbos de aço. Não, bike toda preta não era muito comum na época. Deve ter lançado a moda atual.

A Epic Ultimate pesava 10,800 kg, tinha cachimbos de titânio feitos de encomenda pela Merlin e custava em torno de US$ 6 mil. A idéia de criar a divisão de elite S-Works (assim chamada em alusão à divisão Skunkworks da Lockheed-Martin) começou após uma troca de idéias com os engenheiros da Porsche na Alemanha.

Em 1990, uma Stumpjumper da primeira geração foi incluída no acervo do museu Smithsonian.

Primeiro protótipo da suspensão traseira FSR, com design originalmente criado por Horst Leitner adaptando o design "4-bar" de motocicletas.

Propaganda de lançamento da FSR em 1993. Eu tinha uma revista com esse anúncio. Foi impactante na época. Todas as marcas estavam lançando ou anunciando bikes com suspensão total, mas a FSR dava mesmo a impressão de ser a única desenvolvida cientificamente. 13 anos depois, as FSR atuais continuam usando o mesmo conceito, diferindo apenas nos detalhes.

Detalhe da suspensão FSR da S-Works ano 1994.

A S-Works FSR 1994 usava um triângulo frontal de CrMo, garfo produzido em parceria com a RockShox, amortecedor traseiro Fox, freios Avid e o primeiro modelo de passador SRAM GripShift feito para competição.

Marga Fullana venceu dois campeonatos mundiais de XC. A imagem é de 2000.

Shaun Palmer por volta de 1998.

2003, primeiro ano da Epic com amortecedor Brain.

A Demo, bike de freeride com absurdos 23 cm de curso de suspensão e uma articulação independente para o freio traseiro, foi originalmente bolada num brainstorm dos engenheiros com peças de Lego.

S-Works FSR carbon, modelo 2006.

Darren Barrecloth "recicla" uma árvore de 500 anos de idade.
O texto final diz que 100% dos lucros da venda do livro serão doados à
IMBA e ao
Mountain Bike Hall of Fame.
Nenhum comentário:
Postar um comentário