quinta-feira, 5 de novembro de 2009

História da MTB (Mountain Bike)

História do Mountain Bike


O Mountain Bike surgiu no final dos anos 70, quando um grupo de ciclistas começou a freqüentar as trilhas das montanhas da Califórnia, nos Estados Unidos. Os ciclistas queriam basicamente buscar um novo estilo no ciclismo. As trilhas e estradas de terra logo conquistaram o grupo de jovens.

Como não existiam quadros apropriados, para poderem descer morro abaixo, eles começaram a utilizar quadros de bikes cruisers. Eles só acrescentaram alguns componentes, como câmbio, pneus maiores e freios mais eficientes, para iniciarem esse novo esporte.

Com o tempo, os grupos de praticantes do mountain bike foram aumentando e aos poucos, algumas provas foram sendo organizadas. Uma das primeiras competições do mountain bike de que se tem registro foi o Repack Downhill, um tipo de downhill realizado aos finais de semana em Mount Tamalpais, na Califórnia.

Um divisor de águas no esporte foi a criação da Mountain Biker, a primeira empresa a produzir bicicletas especiais. As bicicletas eram fabricadas no Japão e o sucesso de vendas foi mundial.

No Brasil o esporte começou a surgir nos anos 80, quando surgiram os primeiros campeonatos. Muitas disputas acontecem pelo país, com um nível técnico cada vez melhor. Hoje, o mountain bike é um esporte praticado em quase todas as regiões do mundo. O esporte se espalhou rápido, talvez pelo fato de aproximar as pessoas cada vez mais da natureza, do prazer e da adrenalina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário